Abertura de edital para bolsas do PIBID

30/06/2020 14:06
Está aberto o edital para bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). As inscrições para o processo seletivo estarão abertas, no período de 29/06/2020 a 24/07/2020, disponível em https://pibid.ufsc.br/
Como o número de bolsas foi consideravelmente reduzido, neste ano só foi possível o cadastramento de 1 escola com 1 supervisor. A escola onde ocorrerão as atividades será a Escola de Educação Básica 25 de maio, em Fraiburgo – SC. Os e as estudantes devem estar atentos para isso, pois as atividades do PIBID ocorrerão nessa escola.
Para se inscrever o estudante pode estar cursando o 1° semestre do curso e aos demais, atentar-se para o item 3 do edital:
“Poderão se inscrever para o processo seletivo de bolsistas de iniciação à docência estudantes das licenciaturas elencadas neste edital, que tenham integralizado, no máximo, 60% das horas totais do curso de licenciatura ao qual se vinculam.”
É fundamental que todas e todos leiam atentamente o edital e preencham o formulário eletrônico disponivel no arquivo do edital (link https://forms.gle/ByCKtFyd84whxr9v8), anexando os documentos necessários. Caso o estudante não consiga anexar os documentos, por favor,encaminhar ao e-mail: gabriela.carcaioli@ufsc.br
Documentos necessários para a inscrição:
a) comprovante de cadastro completo na Plataforma CAPES de Educação básica (https://freire2.capes.gov.br/portal/), condição essencial para inserção de dados no sistema da CAPES);
b) histórico escolar atualizado; (estudantes do 1° ano podem apresentar comprovante de matrícula)
c) carta de intenção;
d) cópia do documento de identidade com foto; e
e) cópia do CPF (não será aceito CPF dos pais), caso o número não conste do documento de identidade.
A documentação prevista no item anterior deverá ser submetida on-line, em formato PDF, no ato de inscrição, diretamente na ficha de inscrição do link. 
Sobre a carta de intenção, ela será analisada e avaliada em relação aos seguintes critérios:
I. Clareza e estrutura textual – 15 pontos.
II. Síntese da trajetória na educação básica – 15 pontos.
III. Aspectos positivos que o candidato traz para o PIBID – 20 pontos.
IV. A importância do trabalho em grupo – 25 pontos.
V. A importância do fortalecimento da integração das atividades do PIBID com a Educação básica – 25 pontos
Serão selecionados 8 bolsistas de iniciação à docência e 2 voluntários de iniciação à docência.
Se for necessário, poderá ao coordenador acadêmico da área, marcar uma entrevista, que ocorrerá de forma virtual em data a ser publicada com antecedência.