EDC 1467 Aprofundamento temático I -Etnias (complementar) – Carga Horária: 36

EDC 1467 Aprofundamento temático I -Etnias (complementar) – Carga Horária: 36

1. EMENTA
    1. Diálogos entre a área CN e MTM e temas contemporâneos – relações étnico-raciais. Reflexões e aprofundamento sobre essa temática que atravessam a educação no/do campo. Lutas e conquistas de direitos pela diversidade étnica e os movimentos sociais Ciência e cultura afrobrasileira, africana e indígena.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. BRASIL. MEC. Agricultura Familiar: identidade, cultura, gênero e etnia. Cadernos Pedagógicos Saberes da Terra. Brasília: MEC/SECAD, 2008. (Caderno pedagógico Educadoras e Educadores)
    2. CAVALLI-SFORZA, Luigi L. Genes, Povos e Línguas. Tradução: Carlos Afonso Malferrari. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
    3. MEYER, Dagmar E. Alguns são mais iguais que os outros: Etnia, raça e nação em ação no currículo escolar In: SILVA, T. T. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 369-380.
    4. MAGALHÃES, Leila de L. A Lei nº 10.639-03 na Educação do Campo: garantindo direito às populações do campo. In: ANTUNES-ROCHA, Maria I.; HAGE, Salomão M. (Orgs.) Escola de Direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2010. – (Coleção Caminhos da Educação do Campo). p. 85-94.
  3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. GALLO, Sílvio; SOUZA, Regina Maria (orgs). Educação do preconceito: ensaios sobre poder e resistência. São Paulo: Alínea, 2004.
    2. LEMOS, Rosália de O. A face negra da percepção ambiental. In: NEN – NÚCLEO DE ESTUDOS NEGROS. Os Negros, Os Conteúdos Escolares e a Diversidade Cultural II. Florianópolis: Editora Atilènde, 1998. p 67-87.
    3. RIDLEY, Matt. O que nos faz humanos – genes, natureza e experiência. Trad. Ryta Vinagre. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. p. 255-289.
    4. SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença – E se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.