ACERVO DE TCC EDC

Segue abaixo o acervo de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFSC, anteriores à obrigação de depósito obrigatório no Repositório Institucional da UFSC, estabelecida em 2019. Ressalta-se que não constam o trabalho de todos os acadêmicos nesse acervo virtual, tendo em vista que alguns trabalhos constam no acervo físico do curso.

ALBERTON, Junior. REFLEXÕES DA PRÁTICA DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA NO ESTÁGIO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2019

ASSING, Heloisa. O ENVOLVIMENTO DA ESCOLA NO DEBATE DE QUESTÕES DO SEU ENTORNO – A INSTALAÇÃO DE PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS EM SANTA ROSA DE LIMA. 2014

ASSING, Leandro. ENTRE FICAR OU PARTIR DO CAMPO – RELAÇÕES RELAÇÕES ENTRE JUVENTUDE RURAL, ESCOLA E PERTENCIMENTO A ORGANIZAÇÕES DE AGRICULTORES QUE PROPUGNAM POR PROPOSTAS NÃO PRODUTIVAS PARA O CAMPO. 2016

BACK, Cláudia. VALORIZAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS ETNOBOTÂNICOS SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS E A SUBSUNÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA ATRAVÉS DA FARMACOLOGIA. 2013

BACK, Duany Caroline. A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS ENCOSTAS DA SERRA GERAL CATARINENSE – UM PERCUSO FORMATIVO DE JOVENS DO E NO CAMPO. 2016

BURGGREVER, Aline Bonetti. MINERAÇÃO DE FLUORITA IMPACTOS CAUSADOS PELO FECHAMENTO DA MINA DE RIO DOS BUGRES-SC. 2016

BUSS, Kelli. A REALIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). 2018

CARO, Isabel Augusta Kahler. A RELAÇÃO DA MULHER COM A NATUREZA CONTRIBUIÇÕES DA MITOLOGIA GREGA, DA FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA E DO ECOFEMINISMO PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2017

COLOMBO, Juciane. APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA RELAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER COM O MUNDO DO TRABALHO E AS PERSPECTIVAS DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO. 2014

CORDEIRO, Edir Adriano. A PRODUÇÃO DE FUMO NO MUNICÍPIO DE MAJOR VIEIRASC REFLEXÕES RELACIONADAS À MÃO DE OBRA E À FREQUÊNCIA ESCOLAR DOS FILHOS DOS FUMICULTORES. 2016

CORRÊA, Antony Josué. PEDAGOGIA SOCIALISTA E EDUCAÇÃO DO CAMPO REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2019

DA SILVA, Adriana Ferreira. A JUVENTUDE QUILOMBOLA NA COMUNIDADE INVERNADA DOS NEGROS DA DÉCADA DE 1960 E DA ATUALIDADE – RELAÇÕES DE TRABALHO E DA ESCOLARIZAÇÃO. 2014

DE QUEIROZ, Janaina Goulart Oliveira. OS PROJETOS DE FORMAÇÃO HUMANA EM DISPUTA NA ESCOLA DE ASSENTAMENTO, PASSOS MAIASC. 2014

FELDHAUS, Clarice Heidemann. O POTENCIAL PEDAGÓGICO DAS PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCHs) PARA O ENSINO DE CIÊNCIASFÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DO CAMPO. 2016

FLORIANO, Denise. “ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FRAGMENTOS DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR”. 2016

FURTADO, Lucas Ruth. SISTEMAS AGROFLORESTAIS AGROECOLÓGICOS UMA POSSIBILIDADE PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E RECOMPOSIÇÃO FLORESTAL EM TIMBÓ GRANDE SC. 2019

GONÇALVES, Marianne Marimon. ENSINO MÉDIO PARA QUE E PARA QUEM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A EXCLUSÃO “NA E DA” ESCOLA DE JOVENS DE COMUNIDADES RURAIS. 2014

HEIDEMANN, Solange Wiemes. CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES ECOLÓGICOS DAS ENCOSTAS DA SERRA GERAL – AGRECO EM SANTA ROSA DE LIMA (SC) E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA. 2016

HENCKEL, Luana Heinzen. AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SANTA ROSA DE LIMA – CAMINHOS PARA TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA. 2016

JANUARIO, Leonel. A PRODUÇÃO DE OLERÍCOLAS, CAMPANHAS ANTIAGROTÓXICOS – UM ESTUDO DA HERANÇA DA REVOLUÇÃO VERDE NO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO CARLOS-SC. 2014

KREUSCH, Djanie Carla. PRECONCEITO RELAÇÕES ENTRE SUJEITOS UM OLHAR PARA A COMUNIDADE ESCOLAR BERTINO SILVA, LEOBERTO LEAL, SC. 2014

KULKAMP, Ana Beatriz Vandresen. A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O TRABALHO NA AGRICULTURA FAMILIAR E A ESCOLARIZAÇÃO; REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO NA LOCALIDADE DE RIO DO MEIO, SANTA ROSA DE LIMA (SC). 2016

KULKAMP, Diana. ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA NO ENSINO MÉDIO UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2016 LIMA, Thiago Salgado Vaz de. CONHECIMENTO POPULAR E CIENTÍFICO EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DO CAMPO. 2013

MACHADO, Luís Paulo. ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A REALIDADE DE EGRESSOS DE CURSOS NO PLANALTO NORTE CATARINENSE. 2019

MANRIQUE, Leticia Viglietti. RELAÇÃO ENTRE AS PROPOSTAS DO MST E DO ESTADO O CASO DA EEB. PROFª. CORÁLIA GEVAERD OLINNGER – EXTENSÃO, MUNICÍPIO DE PASSOS MAIA- SC. 2013

PADILHA, Priscila Ruth dos Santos. A MONOCULTURA DE PINUS NO MUNICIPIO DE TIMBÓ GRANDE DA PLANTAÇÃO AO PAPEL – SUBSÍDIOS PARA UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR . 2015

PEREIRA, Edivaldo Lubavem. O FECHAMENTO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ORLEANS – SC. 2016

RIEG, Cristiane Floriano. UMA HISTÓRIA SILENCIADA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO CAMPO A PARTIR DO MUNICÍPIO DE ANITÁPOLIS-SC. 2019

RODRIGUES, Marilda. CONVERSAS NA RODA_ DIÁLOGOS SOBRE ESCOLA, JUVENTUDE, CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA E PERSPECTIVAS NO CAMPO. 2014.docx

ROESNER, Karla Luana Folster. A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INOVADOR Os desafios dos professores. 2016

SAGAE, Érika. POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO DO CAMPO – CONTRIBUIÇÕES DO FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (FONEC). 2013

SANTOS, Marisa Cordeiro. CRÍTICA AO SISTEMA DE APOSTILAMENTO COMO CURRÍCULO PARA ESCOLAS DO CAMPO. 2014

SILVA, Vanessa Meurer da. CADEIA DO LEITE, JOVENS E ESCOLA EM DESCANSO – UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER. 2014

SOARES, Alexandre. A PERCEPÇÃO DOS JOVENS E DOS IDOSOS SOBRE A MIGRAÇÃO JUVENIL NA COMUNIDADE DE RIO SANTO ANTÔNIO, SANTA ROSA DE LIMA, SC. 2016

STEFANES, Kátila Thaiana. CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE – IMPLICAÇÕES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA E UMA PAUTA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO . 2019.