EDC 1427 Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo V – Carga Horária: 90

EDC 1427 Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo V – Carga Horária: 90

  1. EMENTA
    1. A História das Ciências da Natureza e da Matemática nos processos de construção dos conhecimentos científicos integradores do eixo temático: “Meios de Produção e trabalho no campo”.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3. CHANG, Raymond. Química geral: conceitos essenciais. 4. ed. São Paulo: McGraw Hill, Bookman, c2006. xx, 778 p. ISBN 8586804983.
    2. DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar 9. São Paulo: Atual, 2006.
    3. IEZZI, Gelson (et al). Fundamentos de Matemática Elementar 3. São Paulo: Atual, 2006.
    4. ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.
    5. RESNICK, Robert; HALLIDAY, David. Fisica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tecnico; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1965.
    6. RUSSELL, John Blair. Química geral. São Paulo (SP): Makron Books, 1994. 2 v. ISBN 9788534601924 (v.1).
  3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3.
    2. BROWN, Theodore L.; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce Edward. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. xviii, 972 p. ISBN 8587918427.
    3. D’AMBROSIO, U. Educação Matemática – da teoria à prática. Coleção Perspectivas em Educação Matemática.Campinas, SP: Papirus, 1996.
    4. DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar 9. São Paulo: Atual, 2006.
    5. GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/GREF. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991.
    6. HEWITT, P. G, Física Conceitual. 9 a Edição. Porto Alegre: Bookman, 2009. MONTEIRO, A. e JUNIOR, G. P. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
    7. VIANNA, Carlos Roberto. (Orgs.). Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas. Santa Cruz do Sul: Editora IPR, 2012. p. 333- 362.
  4. Periódicos:
    1. Revista Ciência Hoje – SBPC/RJ – http://www.cienciahoje.org.br/
    2. Revista Ciência Hoje das Crianças – SBPC/RJ – http://chc.org.br/