EDC 1446 Saberes e Fazeres IV – Carga Horária: 36
EDC 1446 Saberes e Fazeres IV – Carga Horária: 36
- EMENTA
- Educação escolar, ensino e planejamento na Área de Ciências da Natureza e Matemática. O ensino e aprendizagem nas disciplinas escolares e os planos para a ação pedagógica sob a perspectiva da investigação temática. Abordagem de elementos do processo educativo e prática escolar na Educação Básica associada aos princípios de uma Educação no/do Campo.
- BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- BICUDO, M. (org). Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
- BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999. v.4.
- D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Editora Papirus, 2001.
- DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A.; PERNAMBUCO, Marta M. C. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002. Cap. 1, p 23-42.
- GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Ana M. P. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações.São Paulo: Cortez, 1993.
- LIMA, Elon Lages. Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: SBM, 2007.
- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- BIEMBENGUT, Maria Salett. HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. 4 ed. São Paulo; Editora Contexto, 2005.
- BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: São Paulo: Contexto, 2004.
- BRITO, Márcia Regina. (org).Solução de Problemas e a matemática escolar. São Paulo: Alínea, 2006.
- DALLA ZEN, M.I E XAVIER, M.L.M. (org.) Planejamento em Destaque. Porto Alegre, Mediação, 2001. (Cadernos de Educação Básica 5)
- FONSECA, Maria da Conceição; etalli. O ensino de Geometria na Escola Fundamental.Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
- GIOPPO, C. A Produção do Saber no Ensino de Ciências: Uma Proposta de Intervenção. Curitiba: ed. Ibpexltda, 1999.
- MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E; FERREIRA, Marcia S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos.São Paulo: Cortez, 2009.
- MARANDINO, Martha [et al] (Org). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa.Niterói: Eduff, 2005.
- MONTEIRO, Alexandrina; JUNIOR, Geraldo Pompeu. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
- NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espasandin. (orgs). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
- PONTUSCHKA, N. N. Ousadia no Diálogo: Interdisciplinaridade na Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1993.
- ROSA NETO, Ernesto. Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1996.
- SANTOS, Luís H. S. dos (Org). Biologia dentro e fora da escola: meio am ambiente, estudos culturais e outras questões. Porto Alegre, Mediação, 2000. p 131-144.
- WEISSMANN, H.(org.) Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões; trad. Beatriz A. N. Porto Alegre, ArtMed, 1998
- ZASLAVSKY, Claudia. Jogos e atividades matemáticas do mundo inteiro. Porto Alegre: Artmed, 2000.