EED 7247 – Teorias da Educação I – Carga Horária: 54h (3 créditos)
EED 7247 – Teorias da Educação I – Carga Horária: 54h (3 créditos)
- EMENTA Estudos sobre as bases filosóficas e históricas que sustentam as teorias da educação. Principais teorias da educação na história e na atualidade. A Pedagogia tradicional e a Pedagogia Nova.
- OBJETIVO GERAL Contribuir para a compreensão da gênese das teorias da educação, identificando a articulação entre sociedade, educação e escola, com destaque para as vertentes pedagógicas tradicionais, liberais e produtivistas.
- CONTEÚDO PROGRAMADO
- Unidade I
- Bases filosóficas e históricas das teorias educacionais
- Teorias da educação: natureza e definição
- Educação e Escola: diferenças e articulações
- Grandes Teorias da Educação e sua construção na história: Teorias Não-Críticas
- Teorias Crítico-Reprodutivistas e Teorias Críticas.
- Unidade II
- Pedagogia Tradicional
- Teoria e história
- Origem feudal e religiosa
- Comenius e o ―ensinar tudo a todos
- UNIDADE III
- Educação e Liberalismo
- O liberalismo e a generalização da escola
- Liberalismo-escolanovismo
- Pedagogia Tecnicista e Produtivista
- Unidade I
- BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- COMENIUS, J. A. Didática Magna. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
- DEWEY, John. Experiência e educação. 7.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1971. ______. Democracia e Educação. São Paulo. Atualidade pedagógica, 1979.
- MANACORDA, Mario. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1989. ______. Marx e a pedagogia moderna. Campinas / SP: Editora Alínea, 2007.
- ROUSSEAU, Jean J. Emílio ou a educação. Trad. de Sergio Milliet. São Paulo: Difel, 1968.
- SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política..41.ed. São Paulo: Autores Associados, 2009.
- SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. São Paulo: Centauro, 2002.
- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3a Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
- CHAVES, Miriam N. O liberalismo de Anísio Teixeira. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Campinas: Autores Associados, n. 110, jul. 2000, p. 203-211.
- CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.
- MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.
- PESTALOZZI, J. F. Como Gertrudis enseña a sus hijos. Madrid: El Magisterio Español, 1921. Barcelona: Humanitas, 1983.
- PONCE, A. Educação e Luta de Classe, 11ª ed.. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1991.
- REVISTA NOVA ESCOLA. Grandes Pensadores. Edição Especial n. 25. São Paulo: Editora Abril, Julho de 2009.
- WARDE, Miriam J. Liberalismo e educação. Tese (Doutorado em educação). São Paulo: PUC, 1984.