EED 7248 – Teorias da educação II – Carga Horária: 54h (3 créditos)
EED 7248 – Teorias da educação II – Carga Horária: 54h (3 créditos)
- EMENTA/DESCRIÇÂO
- Teorias Críticas em Educação. As grandes teorias da Educação e repercussões no Brasil. A pedagogia no Brasil. A filiação teórica da Educação do Campo e sua relação com as teorias da Educação.
- OBJETIVO GERAL
- Contribuir para a compreensão da gênese das teorias críticas em educação e do desenvolvimento histórico da Pedagogia no Brasil, identificando neste processo a emergência da Educação do Campo e a elaboração pedagógica nela desenvolvida.
- CONTEÚDO PROGRAMADO
- UNIDADE I- As teorias críticas Teorias crítico-reprodutivistas Pedagogia socialista Vertentes contemporâneas
- Unidade II- A Pedagogia no Brasil A pedagogia Jesuítica Os pioneiros da Educação Nova Pedagogia Tecnicista Educação Popular Pedagogia Histórica Crítica
- UNIDADE III – Relações entre as ideias pedagógicas no Brasil e a Educação do Campo Diferentes perspectivas de Educação do Campo Educação do Campo no contexto educacional brasileiro
- BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- ARANHA, Maria Lucia. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil, 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
- BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3a Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
- FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1966.
- ______. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
- MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas / SP: Editora Alínea, 2007.
- PISTRAK, Moysey M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.
- ROMANELLI, Otaíza de O. História da educação no Brasil. 30.ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
- SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
- ______. Pedagogia Histórico- Crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
- ______. Escola e Democracia. 41.ed. São Paulo: Autores Associados, 2009.
- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- AZEVEDO, F. A reconstrução Educacional no Brasil: Ao povo e ao governo. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.
- CALDART, Roseli. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. In: Trabalho, Educação e Saúde, vol. 7, n.o 1. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, março – junho de 2009, p. 35-64.
- CHAVES, Miriam N. O liberalismo de Anísio Teixeira. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Campinas: Autores Associados, n. 110, jul. 2000, p. 203-211.
- CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.
- D’AGOSTINI, Adriana. A educação do MST no contexto educacional brasileiro. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
- DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola da Vigotski. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
- FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus, 1966.
- LOURENÇO FILHO, Manoel. Introdução ao estudo da escola nova. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
- ______. Tendências da educação brasileira. Rio de Janeiro, Formação, 1940.
- LUEDEMAMN, Cecília da Silveira. Anton Makarenko: vida e obra – a pedagogia na revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2002.
- MAKARENKO, Anton. Poema Pedagógico. 2.ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1980. volumes I, II e III.
- MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. SP: Moraes, s/d. MENDES, Durmeval Trigueiro. Filosofia da Educação Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
- PISTRAK, Moysey M. (Org.) A Escola-Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
- ROSSI, W. G. Pedagogia do trabalho: caminhos da educação socialista. Vol. 1 e 2. São Paulo: Moraes, 1981.
- SAVIANI, Demerval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
- SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. São Paulo: Centauro, 2002.
- VENDRAMINI, Celia R. A educação do campo na perspectiva do materialismo histórico dialético.In: COUTINHO, A. F.Diálogos sobre a questão da Reforma Agrária e as políticas de Educação do campo. São Luis: Edufma, 2009.