EED 7273 – Pesquisa I – Carga Horária: 36h (2 créditos)
EED 7273 – Pesquisa I – Carga Horária: 36h (2 créditos)
- EMENTA Adquirir habilidades e atitudes investigativas em geral e As habilidades necessáriaspara a pesquisa são: hábito de leitura, estudo, sistematização científica desde o interesse e a procura pela temática a ser investigada, os passos metodológicos (problema, objetivo, revisão bibliográfica, procedimento de coleta de dados, análise de dados, conclusão, referências e fontes). Tipos de pesquisas quantitativa, qualitativa. Normatização científicas.
- OBJETIVO GERAL Conhecer e Adquirir habilidades e atitudes investigativas em geral e construir um artigo a partir da experimentação do Tempo Comunidade e sua relação com o Tempo Universidade.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- – Revisar as habilidades necessárias para a pesquisa: sistematização científica desde o interesse e a procura pela temática a ser investigada, os passos metodológicos (problema, objetivo, revisão bibliográfica, procedimento de coleta de dados, análise de dados, conclusão, referências e fontes);
- – Revisar as normatização científicas;
- – Produzir um relatório diagnostico a partir da relação entre TU e TC.
- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- − Elementos fundamentais para o estudo e para a pesquisa: Como estudar e sistematizar o estudado.
- − Tipos de pesquisa: quantitativa, qualitativa: bibliográfica, documental, de campo, experimental, etnográfica.
- − Projeto de pesquisa: problema, objetivo, revisão bibliográfica, procedimento de coleta de dados, análise de dados, conclusão, referências e fontes.
- − Rever elementos específicos da normatização do trabalho científico.
- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
- ANDERY, Maria Amália. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 10 ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1994.
- MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.
- SAVIANI, Dermeval.Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. 14 ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
- TRIVIÑOS, Augusto N.S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.