EED 7274 – Introdução ao TCC – Carga Horária: 18h (1 crédito)
EED 7274 – Introdução ao TCC – Carga Horária: 18h (1 crédito)
- EMENTA
- Conhecimento e Aquisição de habilidades e atitudes investigativas para estruturação do projeto de TCC ao fim do curso.
- OBJETIVOS: Conhecer e Adquirir habilidades e atitudes investigativas em geral de forma que possibilite a cada estudante estruturar seu projeto de TCC ao fim do curso.
- CONTEÚDO PROGRAMADO:
- UNIDADE I –
- Noções básicas sobre as teorias do conhecimento
- Quadro teórico
- Método e metodologias no: positivismo, fenomenologia, materialismo histórico dialético, teoria crítica e pós-modernismo.
- UNIDADE II –
- Elementos fundamentais para o TCC –
- Projeto de pesquisa: problema, objetivo, revisão bibliográfica, procedimento de coleta de dados, análise de dados, conclusão, referências e fontes. –
- Rever elementos específicos da normatização do trabalho científico direcionada a produção de monografias. –
- Elementos constitutivos de um TCC: Elementos pré-textuais: título, autoria, resumo, palavras-chave, abstract; Elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão; Elementos pós-textuais: Referências, Anexos, Apêndices, etc.
- Metodologia para produzir relato de experiência.
- UNIDADE I –
- METODOLOGIA:
- Os conteúdos propostos deverão ser abordados na forma de aula expositiva, seminários e discussões.
- AVALIAÇÃO:
- O aproveitamento da disciplina será avaliado mediante frequência e participação nas aulas, resolução das Atividades propostas, produção de relato de experiência.
- BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
- ANDERY, Maria Amália. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 10 ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 2001.
- MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petropolis/RJ: Vozes, 1994.
- SAVIANI, Dermeval. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. 14 ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
- SEVERINO, Antônio J.. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Ed. Cortez, 1985.
- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.
- TRIVIÑOS, Augusto N.S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.