MEN 7283 – Aprofundamento temático IV – Carga Horária: 36h (2 créditos)
MEN 7283 – Aprofundamento temático IV – Carga Horária: 36h (2 créditos)
- EMENTA/DESCRIÇÃO
- Reflexão crítica dos discursos contemporâneos sobre educação inclusiva. A integração dos portares de necessidades educativas especiais no espaço escolar e a ação do professor. Análise das questões étnicas, políticas e educacionais vinculadas ao processo de inclusão.
- BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- BRASIL. Secretaria Nacional de Educação Básica. Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade : protagonismo juvenil. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. 4v. ISBN 9788598171746 .
- CAVALLI-SFORZA, Luigi L. Genes, Povos e Línguas. Tradução: Carlos Afonso Malferrari. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença. E se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
- GALLO, Sílvio; SOUZA, Regina Maria (orgs). Educação do preconceito: ensaios sobre poder e resistência. São Paulo: Alínea, 2004.
- MEYER, D.E. Alguns são mais iguais que os outros: Etnia, raça e nação em ação no currículo escolar In: SILVA, T. T. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 199 Campo, periferias urbanas e processos migratórios I