O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

MEN 7283 – Aprofundamento temático IV – Carga Horária: 36h (2 créditos)

MEN 7283 – Aprofundamento temático IV – Carga Horária: 36h (2 créditos)

  1. EMENTA/DESCRIÇÃO
    1. Reflexão crítica dos discursos contemporâneos sobre educação inclusiva. A integração dos portares de necessidades educativas especiais no espaço escolar e a ação do professor. Análise das questões étnicas, políticas e educacionais vinculadas ao processo de inclusão.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. BRASIL. Secretaria Nacional de Educação Básica. Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade : protagonismo juvenil. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. 4v. ISBN 9788598171746 .
    2. CAVALLI-SFORZA, Luigi L. Genes, Povos e Línguas. Tradução: Carlos Afonso Malferrari. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
  3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença. E se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
    2. GALLO, Sílvio; SOUZA, Regina Maria (orgs). Educação do preconceito: ensaios sobre poder e resistência. São Paulo: Alínea, 2004.
    3. MEYER, D.E. Alguns são mais iguais que os outros: Etnia, raça e nação em ação no currículo escolar In: SILVA, T. T. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 199 Campo, periferias urbanas e processos migratórios I
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.