Apresentação

A Licenciatura em Educação do Campo existe no país desde 2006. Hoje, são mais de quarenta universidades federais de todo o Brasil que ofertam o curso.

O termo “Educação do Campo” foi desenvolvido inicialmente no interior do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de outros movimentos sociais do campo a partir de reivindicações e de movimentos coletivos organizados para que o Estado assumisse a educação pública do campo e a tornasse uma política pública efetiva (CALDART, 2010, 2012). Ao longo do seu processo de construção, a Educação do Campo vem ampliando o seu diálogo com diferentes movimentos sociais e abrangendo, cada vez mais, a Educação Quilombola e Indígena, bem como o compromisso com os sujeitos do campo, das águas e das florestas.

Na Educação do Campo entende-se que os sujeitos que vivem no campo têm direito a uma escola que possibilite, em articulação com as especificidades do Campo, a apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos. Ou seja, as pessoas têm, não apenas, o direito a serem educadas no lugar onde vivem – no Campo; como também a uma educação pensada desde esse lugar – do Campo, com a participação de quem nele vive, vinculada à sua cultura e às suas necessidades humanas e sociais.

Nesse caso, a educação inclui a instituição escolar, mas não se restringe a ela.  A escola é vista como prioridade na estratégia de garantir o direito dos povos do campo, das águas e das florestas, de ter acesso à Educação Básica.

É considerada população do campo “os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural” (BRASIL, 2010).

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – UFSC

Áreas de formação: ‘Ciências da Natureza e Matemática’ e ‘Ciências Humanas e Sociais’

O curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi regulamentado em maio de 2008, sendo constituído no Centro de Ciências da Educação (CED) e integrando às atividades do Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável (Instituto EDUCAMPO). Desde sua origem o curso tem estabelecido parcerias junto às organizações e Movimentos Sociais do Campo do Estado de Santa Catarina.

O CURSO oferece TURMAS ITINERANTES oferecidas em municípios catarinenses que representem um polo ou referência para um território rural. São turmas que funcionam nos territórios facilitando a permanência dos/as estudantes no curso. Para essa efetivação são estabelecidas parcerias com prefeituras, sindicatos, instituições de ensino, movimentos sociais organizados, associação de agricultores e instituições religiosas. Atualmente o curso tem duas turmas em Florianópolis, uma turma em Imaruí (sul de Santa Catarina) e outra turma em Canoinhas (Planalto Norte).

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA é parte estruturante do curso e se constitui como um dos desafios principais, que é a promoção de espaços de integração e articulação entre os “Tempos–Universidade” (TU) e os “Tempos-Comunidade” (TC).

O TEMPO UNIVERSIDADE é o período onde são desenvolvidas as aulas propriamente ditas. As disciplinas têm caráter teórico e teórico-práticas e compõem a matriz curricular do curso.

O TEMPO COMUNIDADE é o periodo onde o/a estudante se dirige a um território (geralmente seu município de origem), com um plano de estudo, elaborado, orientado e supervisionado pelos docentes das disciplinas de Vivência Compartilhada, Ações de Extensão  e Seminário de Socialização, e Instrumentos de Pedagogia da Alternância, dos diferentes semestres.

PRIMEIRO ANO – familiarização, (re)conhecimento e diagnóstico do território;

SEGUNDO ANO – observação e diagnóstico da escola e seu entorno;

TERCEIRO ANO – realização de estágio de docência nos anos finais do Ensino Fundamental na respectiva área de formação;

QUARTO ANO – realização do estágio docente e projetos comunitários no Ensino Médio, na respectiva área de formação.

OBJETIVOS DO CURSO

Formar professores/educadores nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, e de Ciências Humanas e Sociais, para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo em vista uma formação política e pedagógica balizada nos princípios da Educação do Campo, por área de conhecimento, aptos a atuarem como professores e coordenadores dos processos educativos. Capazes, ao mesmo tempo, de promoverem a articulação da escola com as questões afetas à vida no campo e à sociedade em geral, assim como de impulsionar transformações no processo de ensino aprendizagem. Também poderá participar na elaboração e execução de projetos locais de desenvolvimento sustentável com base agroecológica.

PERFIL DO EGRESSO

Titulação do Formado:

  • Licenciado em Educação do Campo na área de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química) e Matemática.
  • Licenciado em Educação do Campo na área de Ciências Humanas e Sociais (História e Geografia)

O EGRESSO do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática ou Ciências Humanas e Sociais atuará:

Como PROFESSOR, entendido como o profissional que poderá atuar em escolas nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, formado por área de conhecimento, capacitado ao trabalho coletivo e interdisciplinar, terá o compromisso precípuo com a escola pública de qualidade social, sobretudo com as escolas do campo, quilombolas e indígenas. Primará pela articulação entre a realidade local em relação com o global, pela formação multidimensional dos educandos e pela socialização dos conhecimentos elaborados e sistematizados historicamente pela humanidade em diálogo com os conhecimentos dos povos do campo, das águas e das florestas.

Na GESTÃO DE PROCESSOS EDUCATIVOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, para a construção do projeto político-pedagógico e para a organização do trabalho escolar e pedagógico com base nos princípios da Educação do Campo. Considerará a necessidade de democratizar o acesso à educação e à produção do conhecimento aos sujeitos do campo e que promovam a socialização de conhecimentos socialmente úteis, o diálogo entre escola e a vida no campo, a formação de sujeitos críticos, criativos, auto-organizados e a formação omnilateral.

Na GESTÃO DE PROCESSOS EDUCATIVOS NAS COMUNIDADES LOCAIS E OUTROS ESPAÇOS, preparando especificamente o trabalho formativo, organizando coletivamente com as famílias e ou com grupos sociais de origem, para a implantação de iniciativas e/ou projetos de desenvolvimento comunitário sustentável e de transição agroecológica, que incluam a participação da escola.

OFERTA DO CURSO

A oferta do curso ocorre na modalidade presencial, tem duração de 4 anos (8 semestres), tendo por princípio a Pedagogia da Alternância que compreende articuladamente o Tempo Comunidade (TC) e o Tempo Universidade (TU). No período de TU, os estudantes participam de atividades curriculares na universidade e nos TC eles desenvolvem atividades nas suas comunidades, seja de diagnóstico, de aproximação com a escola, estágios em sala de aula ou projetos comunitários de integração escola/comunidade, conforme a etapa do curso. Busca-se com esse processo educativo uno, articular a experiência de trabalho e de vida do estudante no seio da comunidade/município onde reside com a experiência de formação universitária que está realizando. No primeiro ano do curso, as atividades têm como “eixo integrador”, tanto no TU quanto no TC, a investigação da realidade local. No segundo ano o foco se volta para o estudo da escola do campo. Nos dois últimos anos do curso o TC se constitui em Estágios Supervisionados nas escolas do/no campo para atuação docente na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio).

FORMA DE ACESSO

O acesso ao curso de Educação do Campo é realizado por processo seletivo específico, viabilizado pela COPERVE (Comissão Permanente de Vestibular), via edital público da UFSC, e ocorre regularmente uma vez ao ano, preferencialmente, para o primeiro semestre de cada ano letivo, em territórios definidos a partir de proposta feita pela Comissão de Vestibular e aprovado no Colegiado do Curso.

O Curso apresenta entrada anual, sendo um ano voltado para a área de Ciências da Natureza e Matemática e um ano para a área de Ciências Humanas e Sociais. Os estudantes fazem a opção pela área no processo do vestibular.

Nº de Vagas Total Ano: 50 vagas por ano

Carga Horária do Curso: 3.906 horas/aula – 3.255 horas

Modalidade: Presencial

Forma de ingresso: Processo seletivo específico

Período mínimo de conclusão de curso: 8 semestres (4 ANOS)

Período máximo de conclusão do curso: 16 semestres 

HISTÓRICO DAS TURMAS

Em agosto de 2009 foi composta a primeira turma do curso, compondo as duas turmas (2013/1 e 2014/1) já formadas. O reconhecimento oficial do Ministério da Educação e Cultura (MEC) ocorreu em Agosto de 2014, quando recebeu a Comissão de Avaliação Externa do INEP/MEC e obteve nota 4 (de um máximo de 5)

Atualmente há 4 turmas em andamento no curso:  turma Tangará em Florianópolis, turma Canoinhas, Turma Arandu-Guarapuvu em Florianópolis e Turma Imaruí.

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Formatura da Primeira Turma de Educação do Campo/UFSC

Desde 2015, protagonizado pelos discentes do curso, também está em atividade o Centro Acadêmico Livre da Educação do Campo (CALECAMPO).

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Referências

BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto Nº 7.352, de 4 de Novembro de 2010.: Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm>. Acesso em: 28 jul. 2015.

CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio,
Expressão Popular, 2012. Disponível em: <https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf >. Acesso em 18 abr 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Florianópolis, 2009. Disponível em: <https://educampo.grad.ufsc.br/projeto-ppp/>. Acesso em 21 de out. de 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Florianópolis, 2022. Disponível em: <https://arquivos.ufsc.br/f/0b83d8d660e94317bf4a/?dl=1>. Acesso em 21 de out. de 2024.