EDC 1408 Fundamentos MTM – Carga Horária: 54
EDC 1408 Fundamentos MTM – Carga Horária: 54
- EMENTA Conceitos básicos de Matemática – álgebra, número e funções; geometria e medidas; e análise de dados – mobilizados na Educação Básica, considerando o contexto e a realidade das escolas do campo e as possibilidades de interações com as outras áreas do saber.
- BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3.
- D’AMBROSIO, U. Educação Matemática – da teoria à prática. Coleção Perspectivas em Educação Matemática.Campinas, SP: Papirus, 1996. DANTE, L. R. Tudo é matemática -6º, 7º, 8º e 9º ano. 3 ed. São Paulo: Ática, 2009.
- DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar 9. São Paulo: Atual, 2006.
- IEZZI, Gelson (et al). Fundamentos de Matemática Elementar 3. São Paulo: Atual, 2006. IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática Elementar 4. São Paulo: Atual, 2006.
- KNIJNIK, G. (et al). Etnomatemática em Movimento. São Paulo: Autêntica, 2012.
- MONTEIRO, A. e JUNIOR, G. P. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
- MONTEIRO, A. e JUNIOR, G. P. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- CENTURÍON, Marília Ramos; JAKUBOVIC, José. Matemática: Teoria e Contexto – 6º, 7º, 8º e 9º ano. 1 ed. Saraiva, 2012.
- GARBI, G. O romance das equações algébricas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.
- RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
- VIANNA, Carlos Roberto. (Orgs.). Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas. Santa Cruz do Sul: Editora IPR, 2012. p. 333- 362.
- SBPC. Tempo e Espaço. Ciência Hoje na Escola, nº 7. Rio de Janeiro: Ciência Hoje, 1999.
- SBPC. Matemática Por quê e Para quê. Ciência Hoje na Escola, nº 8. Rio de Janeiro: Ciência Hoje, 1999.